Grupos de Trabalho



Ao longo dos quase 15 anos de existência, o Projeto Acolher tem buscado sempre aperfeiçoar o trabalho no auxílio à preparação das famílias que se formam pela adoção. Neste sentido temos os seguintes grupos de trabalho:
  • Grupo de Acolhimento: Formado por pessoas que estão no início do processo de adoção e que nunca participaram de reuniões do Projeto Acolher. O objetivo deste grupo é oferecer informações básicas sobre nosso trabalho e dinâmica dos grupos.


  • Meu Projeto de Adoção (MPA):

    O requisito para a participação neste grupo é ter passado pela reunião inicial, no Grupo Acolhimento.

    Os MPA's são pequenos grupos, fechados, nos quais os pretendentes à adoção participam de um ciclo com 6 encontros, que têm uma sequência de temas considerados fundamentais num processo de preparação para a adoção.

    Nele são aprofundadas questões relacionadas à adoção propiciando uma reflexão organizada e dirigida, cujo maior objetivo é oferecer subsídios para a preparação para a maternidade/paternidade adotiva responsável.

    A cada semestre são iniciadas duas (2) turmas de MPA.

    A participação neste grupo implica a aceitação de alguns acordos para que os objetivos sejam alcançados, tais como: o comprometimento em não faltar aos encontros e o envolvimento nas dinâmicas propostas.

    Espera-se, portanto, o compromisso dos participantes em frequentar o máximo de encontros para que os objetivos sejam atingidos. É exigida a frequência de pelo menos 4 dos encontros para ter o direito de receber o certificado de participação, ao final do curso.
  • Grupo de Pais (antigo Reflexão): Grupo aberto formado por pessoas que já adotaram, ou que já passaram pelo grupo Meu Projeto de Adoção (MPA). Neste grupo são discutidos os diversos temas referentes à adoção. É estimulada a troca de experiência entre os participantes que já adotaram e aqueles que estão no aguardo da chegada de seus filhos.
  • Atendimento Pós Adoção: Com vistas a atender as famílias desde o início do estágio de convivência, é um atendimento familiar ou multi familiar, a depender da situação apresentada efetuado por por uma psicóloga e uma assistente social, ambas terapeutas de família e casal e com vasta experiência em adoção.
    Este atendimento é efetuado no horário das 14:00h às 16:00h. 
  • Palestra semestral: Convidamos um palestrante para tratar de temas de interesse para o grupo.
  • Recreacionistas para as criançasEnquanto os pais se reúnem, seus filhos, maiores de 3 anos, participam de atividades recreativas, que propiciam uma convivência  rica, agradável e importante entre crianças (adotivas ou não).

OBS.: Para participar de qualquer atividade do Projeto Acolher é necessário inscrever-se.

Clique aqui para obter informações sobre a inscrição nos diversos grupos do Projeto Acolher.


Nenhum comentário: